Como ingressar em uma universidade pública?

Ingressar em uma universidade pública é o sonho de todos os estudantes brasileiros. Hoje em dia o Governo oferece diversos programas onde os jovens e adultos que desejam iniciar sua vida acadêmica podem se candidatar as vagas ofertadas, e assim, ingressar na universidade de forma gratuita. Abaixo, saiba quais são esses programas e como funcionam!

Como ingressar na Universidade Pública?

As Universidades Públicas brasileiras são o desejo da maioria dos jovens e adultos que almejam tem uma carreira profissional de qualidade e crescer na vida. Afinal de contas, ter em seu currículo a conclusão em universidades públicas já é um grande passo. 

Porém, para ingressar em uma instituição pública do ensino superior não é fácil. É necessário que os candidatos estejam altamente preparados, pois na maioria das vezes são poucas vagas ofertadas. Além disso, depois de ter sido selecionado para a vaga o estudante precisa continuar ser aplicado e com os estudos acima de qualquer coisa, uma vez que, o ensino nas mesmas são bastante puxado e requer muito do aluno. 

Mas falando das formas de ingresso, atualmente existem várias. O governo vem criando diversos programas, onde os estudantes podem concorrer à vagas nas universidade públicas totalmente gratuitas. 

No tópico abaixo, veja quais são elas!

Formas de ingressar nas Universidades Públicas

Assim como já mencionamos, voltamos a dizer que existem vários programas onde os estudantes podem se candidatar às vagas nas universidades públicas. E como seu nome já deixa bem claro, essas vagas são totalmente gratuitas, sendo o Governo o responsável por arcar com todas as despesas dos estudantes. 

Para ser selecionado em uma das vagas dos programa educacionais mencionados abaixo, é necessário que o estudante esteja altamente preparado. Afinal, além da grande concorrência são poucas vagas ofertadas. 

Veja a seguir as principais formas de ingressar em uma Universidade Pública:

SISU 

O Sistema de Seleção Unificada mais conhecido como SISU, é a principal forma de entrada nas universidades públicas. O programa foi criado pelo MEC, e tem como objetivo dá oportunidade aos estudantes de ingressarem no ensino superior de forma totalmente gratuita. 

Mas para isso, é necessário que o estudante tenha realizado o último Enem, ter tirado nota igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação. 

Além disso, o candidato deve estar encaixado na nota de corte de acordo com o curso escolhido. No processo de inscrições SISU 2019 o estudante pode escolher até duas opções de cursos e instituição desejada, porém, valerá a primeira opção. 

O resultado SISU 2019 é divulgado dias após o encerramento das inscrições!

Vestibular Seriado ou Convencional

Outras duas formas de também ingressar em uma faculdade pública é através do vestibular Seriado ou o Convencional. 

Esses vestibulares são feitos pelas próprias instituições. No Seriado, o estudante terá que começar a fazer a prova ainda no 1º ano do ensino médio, encerrando no 3º ano. Durante esses anos, o mesmo estará acumulando pontos. 

Um ponto positivo nesse caso é a segmentação de conteúdo. Você faz a prova com os assuntos vistos no Ensino Médio ao concluir cada ano.

Já o vestibular convencional é aplicado de ano em ano, sem acumulação de pontos. A aplicação das provas podem ser realizadas em uma ou duas fases. A primeira normalmente apresenta questões de múltipla escolha, funcionando como uma etapa classificatória para a fase seguinte. Na segunda etapa, os candidatos enfrentam uma prova de acordo com a área de conhecimento do curso que optaram, com questões discursivas.

Scroll to top