Como preparar seu filho para ingressar na escola?

Os primeiros passos do seu filho na escola podem ser difíceis não só para ele, mas como para você também. Portanto, o ideal é que você possa passar segurança na hora de preparar a criança para a vida escolar. Afinal, como fazer isso? Não se preocupe, com um pouco de planejamento, você pode passar por este processo com sucesso. Entenda mais a seguir!

Como preparar meu filho para ir a escola?

Esta pode parecer uma missão complicada, entretanto, com uma avaliação mais detalhada você poderá ingressar seu filho na vida escolar de maneira sútil. Veja abaixo algumas dicas importantes que podem ajudar você:

1. Comece por instituições pequenas

A percepção de tamanho e espaço das crianças é distinta da nossa, por isso, uma grande escola pode acabar assustando o seu filho. Muitos país preferem inciar seus filhos em hotelzinhos ou creches. Você sabia que pode até realizar a pré-matrícula do seu filho nestas fundações no conforto de casa? Basta acessar Matricula Facil Creche e garantir o inicio da independência da criança.

2. Considere todos os aspectos da escola

Para evitar possíveis problemas ou transferências, considere todos os aspectos da instituição que está escolhendo,isto é, o percurso até ela, as atividades extras, o cronograma escolar, o material a ser utilizado, entre outros. É muito importante que você confie na escola que estiver escolhendo!

3. Apresente a escola para a criança

Pedagogos e especialistas da educação indicam a importância da honestidade com a criança nesta etapa.  A vida escolar deve ser iniciada de forma consciente, então a dica é que você apresente a instituição de sua escolha para a criança. Vocês podem visitar o ambiente e mostrar o que há de melhor nele.

4. Explique sobre a nova rotina

Como mencionado, você deve inserir a criança no ambiente escolar de forma consciente. Isto quer dizer que você não pode inventar sobre a escola. Não minta e não deixe para explicar sobre a escola no dia em que for deixar o seu filho lá!

5. Deixe que ele participe de algumas escolhas

Depois de conversar sobre a nova rotina, você deve estimular o interesse sobre a escola. Crianças que vêm de creches já podem estar habituadas a se despedir dos país, entretanto, a dinâmica da escola será diferente. Se possível comprem material e farda juntos!

6. Trate o ambiente escolar como positivo

Nada de ameaçar a criança com aspectos escolares! Estudar e ir à escola não devem ser castigos, por isso, incentive ao máximo e se possível, participe das atividades com ele.

Scroll to top